Para emitir as NFSe, o cliente deve cadastrar os dados fiscais e tributários na plataforma. Para realizar esse processo, você deve clicar na opção “Começar agora”:
O segundo passo é realizar o upload do seu certificado digital. Para realizar esse processo, você precisa ter o arquivo do certificado salvo em seu computador, bem como a senha dele:
Os dados fiscais devem ser preenchidos corretamente, sendo responsabilidade do contador te orientar sobre os códigos e informações fiscais necessárias.
Cada cidade possui um regime fiscal diferente, e cabe ao contador te informar corretamente. O PsicoManager disponibiliza a plataforma para a emissão de notas fiscais, facilitando esse processo, mas não se responsabiliza pelo preenchimento dessas informações.
CNAE padrão: normalmente o CNAE sempre é o mesmo, mas o cliente deve confirmar com seu contador.
Código de tributação: não é um campo obrigatório.
Código de serviço: varia conforme o tipo de serviço prestado. Por exemplo, “Psicanálise” tem um código diferente de outros serviços, assim como fonoaudiologia, nutricionista, etc. O Contador deve te fornecer essa informação.
ISS retido: deve sempre estar marcado como "Não". O ISS, quando retido, é descontado na fonte pagadora. O paciente não paga imposto diretamente na nota fiscal que recebe, quem arca com essa obrigação é o profissional. Caso o seu sistema esteja configurado como "Sim", corrija para "Não".
Alíquota do ISS: deve ser confirmada com o Contador, pois varia entre 2% e 5%, dependendo do município. Clientes que colocam "0" ou um valor fora dessa faixa não conseguem emitir a nota fiscal. A recomendação padrão é inserir "2" ou "2,01".
Descrição da nota: essa é uma das informações mais importantes. O cliente deve definir uma descrição adequada que atenda às especificidades do regime fiscal da sua cidade. A descrição da nota deve ter menos de 400 caracteres.
A maioria dos erros que ocorrem no final do processo de emissão da NFse decorre do preenchimento incorreto dos campos no sistema. Para evitar falhas, após inserir todas as informações fiscais, você deve preencher a numeração da nota e os dados do contador corretamente.
Se você nunca tiver emitido uma Nota Fiscal, independentemente se foi no sistema do PsicoManager ou qualquer outra plataforma, você deve selecionar a opção “Nunca emiti nota fiscal neste CNPJ”, conforme o print abaixo:
Se você já tiver emitido Nota Fiscal em seu CNPJ, independentemente se foi pelo PsicoManager ou por outra plataforma, selecione a opção “Já emiti nota fiscal nesse CNPJ”, conforme print abaixo:
Ao selecionar essa opção, você deverá informar qual o próximo número de série e próximo RPS de sua nota. Para consultar essa informação, acesse a última nota emitida (seja no sistema PsicoManager ou em qualquer outro sistema) e busque o número de série e RPS da nota. Por exemplo, se o número de série da última nota emitida foi 003, o próximo número de série será 004.
Os profissionais podem cadastrar os dados de seu contador para enviar as notas, sejam para arquivar ou validar as informações.